Siga O Caralho a 4 no Twitter e tenha todas as atualizações do blog na sua página pessoal.

@ocaralhoa4

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Álbuns Essenciais (2010)

Expandindo mais uma vez a seção álbum essenciais, hoje vou falar sobre os cinco álbuns que, na minha opinião, foram os melhores de 2010. Nada demais para falar aqui, então vamos às resenhas. E só lembrando, os discos não estão organizados em ordem de porra nenhuma. E só lembrando, Megadeth é muito melhor que Metallica.


Red Silent Tides - Elvenking
País: Itália
Estilo: Power/Folk Metal

Para vários fãs e até mesmo não fãs da banda, o Elvenking está se rendendo totalmente aos encantos do dinheiro e das gravadoras, e, para esses vários, Red Silent Tides foi o ápice dessa "sem vergonhice". Eu adorei o disco, o som pode sim estar mais moderno mas na minha opinião isso não interfere na qualidade musical e no potencial dos músicos. Músicas com refrões grudentos como o Elvenking sempre fez, violino encarregando-se da melodia em algumas partes e várias outras coisas que juntas, não há outra banda que faça com tanta convicção que não seja o Rei dos Elfos.

At The Edge Of Time - Blind Guardian
País: Alemanha
Estilo: Power Metal

A Twist In The Myth, disco antecessor ao At The Edge Of Time, é criticado por muitos por ter fugido da proposta e do estilo principal do Blind Guardian. Para completar a antítese, acho que o disco mais bem recebido tanto pelo público e pela crítica do ano de 2010 foi o último da banda. O disco retorna aos primórdios do Power Metal que o Blind Guardian fazia. Músicas super bem trabalhadas, Hansi total e extremamente impecável nos vocais, tudo se encaixando perfeitamente formando uma música totalmente harmônica e bela.

Static Impulse - James LaBrie
País: Canadá
Estilo: Death Metal Melódico/Metal Progressivo

Dificílimo de se rotular. James LaBrie sempre teve os melhores projetos de todos os membros do Dream Theater, e isso deve-se ao fato de que ele sempre inova, esbanjando criatividade, tendo em vista que vários músicos ao entrarem em carreira solo praticamente compõe aquilo que compõe em suas bandas, com músicos diferentes. Já o canadense, como eu disse antes, sempre inova e deixa os fãs surpresos. Acompanhado do exímio guitarrista Marco Sfogli e do baterista Peter Wildoer (baterista do Darkane), Labrie fez uma mistura no som que junta o Death Metal Melódico, e toques de Metal Progressivo, mas nada que lembre o Dream Theater, tirando sua voz, obviamente. Com a presença de guturais de Wildoer, teclados formando atmosferas obscuras e riffs mais melódicos e rápidos, temos aqui um Death Metal Melódico de melhor qualidade. Um disco diferente de tudo que o LaBrie já fez, tanto no Dream Theater como em seus projetos. Surpreendente, inovador, maravilhoso.

Everything Remains As It Never Was - Eluveitie
País: Suíça
Estilo: Folk Metal/Death Metal Melódico

O Eluveitie pra mim é a principal banda de Folk Metal do mundo. Não foi a que criou, talvez não seja a mais influente e importante, porém, na minha opinião é a banda que melhor carrega esse nome, que melhor representa o estilo. Depois de lançarem o disco Evocation em 2009 - um disco todo acústico e apenas com vocais femininos - a banda nos trás o maravilhoso Everything Remains, voltando às raízes pesadas e voltando também a fazer essa mistura entre Death e Folk. É o meu disco preferido da banda junto com o Slania. A versatilidade do álbum é suficientemente grande, pois nele encontramos músicas instrumentais acústicas, músicas mais leves e músicas mais pesadas, puxando muito mais para o lado do Death Metal. Excelente disco.

Abrahadabra - Dimmu Borgir
País: Noruega
Estilo: Black Metal Sinfônico

Rotular o Metal é uma coisa que, ao mesmo tempo, é chata e complexa, porque eu nunca vi um estilo com tantas subdivisões, complementos e mimimis, e pode-se dizer que o Dimmu Borgir é uma dessas bandas em que temos que resumir ao máximo seu rótulo, pois senão ninguém consegue ler. O grupo que mistura Black Metal, Metal Sinfônico com música clássica e tons melódicos é uma das principais bandas de Metal Extremo do mundo. Confesso que quando escutei o Abrahadabra pela primeira vez, o mesmo me surpreendeu. Só digo uma coisa: meu álbum preferido do Shagrath e cia, risos.

0 comentários:

Postar um comentário