Siga O Caralho a 4 no Twitter e tenha todas as atualizações do blog na sua página pessoal.

@ocaralhoa4

segunda-feira, 28 de março de 2011

Álbuns Essenciais (2007)

Ressuscitando essa seção (que aliteração!), hoje vou falar sobre meus cinco discos preferidos lançados no ano de 2007. Confesso que foi difícil escolher apenas cinco, pois álbuns como The Return Of Mother Head's Family Reunion (Richie Kotzen), Humanity (Scorpions), The Onslaught (LaZarus A.D.) e alguns outros são discos que eu gosto muito, mas são apenas cinco, então vai lá minha lista:

Obs.: os discos estão organizados de acordo com o ano de lançamento.
(O ruim da ironia é que quando os outros não entendem, quem parece um idiota é você).

Unia - Sonata Arctica
País: Finlândia
Estilo: Progressive Power Metal

Unia é, sem dúvida, o disco mais crucificado pelos fãs do Sonata Arctica. Aliás, não só pelos fãs, pois o próprio Jani disse ser o disco que ele menos gosta, isso provavelmente por ser experimental perto de tudo que a banda já fez, ou seja, previsível (só lembrando, estamos falando de Power Metal finlandês, risos). Por ter fortes influências do Metal Progressivo, Unia perdeu bastante a velocidade e incrementou seu som com elementos típicos do gênero, tais como o maior uso de pianos, mudanças abruptas de ritmo e mais técnica e ênfase às partes instrumentais. Entretanto, ao contrário de todos que não gostam desse disco, Unia é o meu favorito da banda, e é composto por excelentes músicas, desde algumas mais pesadas e agressivas como In Black And White, à mais leves e melódicas como I Won't Fade.

Victory Songs - Ensiferum
País: Finlândia
Estilo: Folk/Viking Metal

O Ensiferum, além de ser uma das minhas bandas preferidas, na minha opinião é uma das bandas mais fodas do mundo. Seja por suas músicas, seu jeito de compor, seu visual, a presença de palco dos membros, a atmosfera criada por eles, ou por qualquer outra coisa, e o disco Victory Songs é o que melhor representa e deixa explícita essa "fodisse", se é que me entendem. O disco é totalmente agressivo e pesado, coisa que contribui para a atmosfera Viking de guerra da banda ser melhor ainda. Uma das bandas mais geniais do mundo na minha opinião.

The Scythe - Elvenking
País: Itália
Estilo: Power Folk Metal

Foi no The Scythe que o Elvenking deu mais ênfase ao Power e ao peso, mas nem por isso abandonaram totalmente o Folk. Riffs mais rápidos e algumas vezes mais melódicos, maior velocidade na bateria e o vocal mais melódico são a maior prova disso. Além disso, no The Scythe a banda explorou mais ainda o uso de elementos progressivos, como vocais graves rasgados, gritos e até mesmo guturais, ambos mixados aos vocais melódicos limpos. E como eu disse, o grupo não abandonou totalmente o Folk, e apesar do grupo já ter um violinista, nesse disco há um quarteto de cordas para complementar, que faz um excelente trabalho. Esse é um dos discos que quando escuto a primeira música, sempre termino de escutar o álbum inteiro.

The Varangian Way - Turisas
País: Finlândia
Estilo: Folk/Viking Metal

O Turisas é uma banda que, apesar de pra mim ser uma das mais geniais do mundo, é indiferente a muitos fãs de Metal. Alguns dizem que a banda é sem graça e sem nenhum ponto muito chamativo ou positivo, mas já eu acho a banda excelente. A mistura dos vocais limpos com guturais, o instrumental, a temática, tudo se encaixa perfeitamente, de um jeito que é formada uma harmonia perfeita entre cada nota. The Varangian Way é simplesmente genial, uma das melhores representações Viking, a banda consegue elaborar uma temática como nenhuma banda consegue.

Systematic Chaos - Dream Theater
País: Estados Unidos
Estilo: Metal Progressivo

Systematic Chaos é o disco mais odiado pelos fãs do Dream Theater, provavelmente pelo fato de que o disco é mais pesado e menos progressivo do que de costume, mas na minha opinião o disco é um dos três melhores da banda. Grandes músicas como In The Presence Of Enemies (ambas as partes), e Ministry Of Lost Souls estão entre as minhas preferidas. Em certas horas podemos ver a forte influência do Metallica sobre o Dream Theater, assim como também podemos ver a técnica dos membros nas partes instrumentais, tais como solos, duetos e uníssonos.

0 comentários:

Postar um comentário