Siga O Caralho a 4 no Twitter e tenha todas as atualizações do blog na sua página pessoal.

@ocaralhoa4

domingo, 3 de abril de 2011

Iron Maiden em Brasília [30/03/2011]

País: Inglaterra
Estilo: Heavy Metal
Nota (Banda/Set List): 9
Nota (Produção/Organização): 7,5

Bem meu nome é Erickson e eu fui convidado pelo Renato Spacek a colaborar com o blog, principalmente no que se diz a Heavy Metal Clássico. Bem aceitei logo de início e como esse é o meu primeiro post aqui no blog, decidi fazer uma resenha de um show, que acredito ser também a primeira do blog. Mas não é um show qualquer, estou falando do show do Iron Maiden que ocorreu dia 30/03/2011, aqui em Brasília, no Distrito Federal. Ou seja, já que é para ser heavy metal clássico, nada melhor que começar com Iron Maiden!

Vamos aos fatos, o show foi realizado no estacionamento do Estádio Mané Garrincha, e contou com a presença de cerca de 11 mil pessoas -segundo o próprio Bruce Dickinson. O local de fato não foi muito bem escolhido, porém acomodou com segurança o público. A abertura dos portões estava marcada para 17h, conforme dizia no ingresso, porém, com cerca de 40 minutos de atraso, os portões foram abertos e o público começou a entrar de forma desorganizada, devido ao fato de serem 5 filas, onde apenas 5 pessoas iam sendo liberadas conforme o humor dos seguranças. Ou seja, quem chegou cedo e não foi liberado, acabou por perder o lugar para alguém que tinha tido a sorte de ser liberado.

Por volta das 20h a banda de abertura, o Khalice, começou o seu show e devo admitir que os caras mandaram muito bem, animando o publico e fazendo um bom esquenta para o show que estava por vir. 21h, “Doctor Doctor” do UFO começa a ser ouvida, sinal de que o espetáculo está para começar... Logo depois começa a introdução de “Satellite 15... The Final Frontier” e o público começa a agitar e, então, entra Bruce Dickinson dizendo "olá" para Brasília enquanto a música começa. Durante o refrão, Bruce apontava o microfone para o púbico que cantava sem parar. Logo após veio “El Dorado”, outra faixa do novo álbum da banda onde o baixo de Steve Harris começa a cavalgar como nunca e o guitarrista Janick Gers, famoso por fazer suas piruetas, dá um show a parte. Em seguida veio “2 Minutes to Midnight”, clássico absoluto do álbum “Powerslave”.

Depois do agito inicial, começam os acordes de “The Talisman” e Bruce começa a cantar junto com o público que não decepciona. Logo após o final da música, Dickinson conversa com o público anunciando a próxima canção: “Coming Home”, também do novo álbum, que é executada com muita emoção pela banda e tem seus refrões cantados em unisono pelo público. As luzes apagam e aparece o plano de fundo para a música "Dance of Death”, faixa na qual Bruce faz até uma pequena encenação retratando a letra. Novamente o plano de fundo muda, e com isso começou a gritaria dos presentes... “The Trooper” é a canção a seguir, onde todos cantam, pulam, agitam e gritam junto com a banda. Mas a animação não para, pois em seguida a banda emenda "The Wicker Man”, faixa que abre o disco “Brave New World” de 2001. Após a música, Bruce para e começa a falar com o público sobre como tem sido a tour e sobre como eles tem fãs nos locais mais remotos do mundo e, que não importa onde você está, qual sua religião ou qual sua cor, pois, se você é fã do Iron Maiden, você é parte da família e, com isso ele anúncia a próxima musica, que só poderia ser “Blood Brothers”. Nessa faixa pude perceber a emoção dos presentes e também da banda, pois diversas pessoas estavam chorando e cantando.

Logo após veio um “som de vento” das caixas, era sinal de que “When the Wild Wind Blows” estava por ser executada, e marcando também o início da parte final do show, onde a banda tocou “The Evil That Men Do”, em seguida a aclamada “Fear of The Dark”, e logo depois veio os riffs iniciais de “Iron Maiden” com a participação bem humorada de Eddie, o monstro, que até brincou de tocar guitarra. No final da canção, todos os membros da banda deixam o palco e logo se ouve a intro de “The Number of the Beast”, primeira faixa do "encore", clássico que deixou a banda mundialmente famosa nos anos 80, seguida por “Hallowed be thy Name” outra grande música da carreira da banda e por fim a super animada “Running Free”.

Agora para dar a nota ao show eu vou levar em consideração o fato do set list ter sido modificado em relação ao início da tour, que inclusive teve o Dream Theater abrindo pra eles. Diversos clássicos foram incluídos e muitas musicas que eram dos discos mais recentes da banda foram tiradas do set, o que é chato por um lado, pois se observarmos, podemos ver que o Iron Maiden sempre toca musicas como “The Trooper” e “Fear of the Dark”, que são clássicos. Porém, deveriam dar lugar a músicas tanto do novo disco ou de outros discos da banda como, por exemplo, o “A Matter Of Life And Death”, cuja tour não passou pelo Brasil, e que até hoje nenhuma musica desse disco foi tocada nos shows em terras tupiniquins. Mas isso foi uma analise mais profunda, já que em termos de desempenho e qualidade, o Iron Maiden ainda manda muito bem, sempre unindo e agradando o público por onde passa.

Set List:
1. Satellite 15... The Final Frontier
2. El Dorado
3. 2 Minutes to Midnight
4. The Talisman
5. Coming Home
6. Dance of Death
7. The Trooper
8. The Wicker Man
9. Blood Brothers
10. When the Wild Wind Blows
11. The Evil That Men Do
12. Fear of the Dark
13. Iron Maiden

14. The Number of the Beast
15. Hallowed Be Thy Name
16. Running Free

Line Up:
Bruce Dickinson - Vocals
Steve Harris - Bass
Adrian Smith - Guitar
Dave Murray - Guitar
Janick Gers - Guitar
Nicko McBrain - Drums

1 comentários:

PabloWD, o Nerd. disse...

o show foi fodástico mesmo, mas concordo que eles poderiam ter tocado uma do A matter of Life and Death (disco que não sou lá muito fã). Também escrevi sobre o show. Dá uma olhada em mundowd.wordpress.com. Tem até uns vídeos que eu filmei da apresentação.

Postar um comentário