Siga O Caralho a 4 no Twitter e tenha todas as atualizações do blog na sua página pessoal.

@ocaralhoa4

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Norther - Circle Regenerated [2011]

País: Finlândia
Gênero: Death Metal Melódico
Nota: 8,5

Petri Lindroos fará muita falta? Essa era a pergunta que não calava para todos os fãs do Norther, pois desde sua saída, em 2009, a banda não lançou nada. Aliás, o mais perto disso foi o single "Break Myself Away" do disco que viria a ser lançado pouco tempo depois, Circle Regenerated, mas independente disso, com uma música não podemos ter uma noção direta de uma mudança drástica na banda como ocorreu com o Norther.

O Norther nunca foi um grupo focado em técnica, pois podemos descrever seu som basicamente como 'um Power Metal veloz e simplório com vocais guturais e ênfase nos teclados', mas com a saída de Petri Lindroos, esse conceito precisa ser revisto, devido à mudanças um tanto significativas. A banda não está mais tão rápida, os ritmos diminuíram a velocidade de uma maneira bem notável. Os teclados melódicos deram espaço para teclados mais discretos, em certas horas orquestrados.

Também podemos citar a grande mudança nas guitarras, que passaram de riffs velozes, cavalgados e afabados para riffs melódicos e agudos, com menos peso. Aliás, vale ressaltar que a banda está extremamente mais melódica do que antigamente, isso é bem perceptível desde os riffs até os solos e as harmonias. E em relação à técnica, o Norther nunca focou muito em técnica, mas isso mudou no Circle Regenerated, onde além de muito mais melódica a banda também dá bastante atenção para a técnica. E um ponto que pra mim soou totalmente negativo, foi o acréscimo de vocais limpos que fogem totalmente da proposta e do som da banda.

Podemos dizer que o Norther progrediu e amadureceu um pouco, e que a saída do Petri Lindroos pode deixar opiniões bem divididas sobre isso, pois o músico sempre levou o Norther para um caminho mais Power, simples e veloz, já agora é o oposto, muito mais melódico, menos rápido e técnico. O Norther sofreu uma mudança bem perceptível, mas que no fundo, mantém sua essência de anos atrás.

1. Through It All - 03:46
2. The Hate I Bear - 04:07
3. Truth - 04:04
4. Some Day - 04:49
5. Break Myself Away - 04:06
6. Believe - 04:23
7. Falling - 04:22
8. We Do Not Care - 04:16
9. The Last Time - 04:17
10. Closing In - 05:49

Aleksi Sihvonen - Harsh Vocals
Kristian Ranta - Guitars, Clean Vocals
Daniel Freyberg - Guitars, Backing Vocals
Jukka Koskinen - Bass, Backing Vocals
Tuomas Planman - Keyboards, Programming
Heikki Saari - Drums

1 comentários:

Renato disse...

Discordo da parte de Power Metal, pois pra mim, a banda sempre explorou mais o lado extremo do que o "Power" propriamente dito .-.

Postar um comentário