Siga O Caralho a 4 no Twitter e tenha todas as atualizações do blog na sua página pessoal.

@ocaralhoa4

domingo, 3 de abril de 2011

Vintersorg - Jordpuls [2011]

País: Suécia
Estilo: Viking/Folk/Progressive Metal
Nota: 9,5

De todas as bandas do Vintersorg, sem dúvida o seu projeto solo é o que mais se destaca, talvez pela maior versatilidade da banda, talvez pelo maior empenho ou, principalmente, pela qualidade musical, que é no mínimo estupenda.

O disco começa sem introdução nenhuma, com uma música pesada e agressiva, que mixa maravilhosos guturais com excelentes vocais limpos - que cairam como uma luva no estilo da banda -, e essa mistura é comum no disco todo, dando um maravilhoso contraste, pois o gutural é agudo e bem rasgado, e o vocal limpo é forte e bem potente, como eu disse, de encaixando perfeitamente à proposta do grupo.

A banda contrasta também partes leves com sua sonoridade agressiva natural, entretanto, geralmente é de uma maneira abrupta, sem algum gancho para um aumento de peso gradativo. A banda tem diversas levadas, riffs e influênciaas progressivas, mas isso não impede que o peso e agressividade se propaguem com excelência. As partes acústicas não são compostas apenas de violão, pois flauta e até o piano são instrumentos que fazem parte das melodias do Vintersorg.

Em vários momentos o vocal limpo acaba predominando, com o gutural apenas participando em intervalos, mas não é em todo momento. Um excelente disco, que prova definitivamente que o Vintersorg não pode ser comparado ao Otyg e nem ao Borknagar sem humilhá-los, risos.

1 .Världsalltets Fanfar - 05:2
2. Klippor Och Skär - 06:12
3. Till Dånet Av Forsar Och Fall 0 - 4:31
4. Mörk Nebulosa - 05:23
5. Stjärndyrkan - 05:06
6. Skogen Sover - 05:54
7. Vindögat - 04:34
8. Palissader - 05:27
9. Eld Och Lågor - 04:14

Andreas "Vintersorg" Hedlund - Vocals, Guitar, Bass, Keyboards
Mattias Marklund - Guitar

Session/live members:
Nils Johansson - Keyboards, Programming
Johan Lindgren - Bass
Benny Hägglund - Drums

0 comentários:

Postar um comentário