Siga O Caralho a 4 no Twitter e tenha todas as atualizações do blog na sua página pessoal.

@ocaralhoa4

domingo, 22 de maio de 2011

3 bandas que você deve conhecer #13

MullMuzzler/James LaBrie
País: Canadá
Estilo: Metal Progressivo/Death Metal Melódico
Disco recomendado: Static Impulse (2010)

Carreiras solos sempre são algo chato e maçante, porque na maioria das vezes é uma cópia de sua banda original um pouco mais liberal, ou seja, nada de inovador, algo muito previsível, mas com James LaBrie - vocalista do Dream Theater - foi bem diferente. Lançou dois discos com o nome de MullMuzzler e dois com o nome de James LaBrie, e em seus três primeiros focou no Metal Progressivo, mas mesmo assim, o LaBrie mostrou que tem um trabalho solo maravilhoso e versátil, pois o mesmo não se parece com o Dream Theater. E para surpeender mais os fãs, em 2010 é lançado o Static Impulse, disco que engloba fortíssimas características do Death Metal Melódicos, com direito a guturais de Peter Wildoer - baterista do Darkane, que tocou com James nesse disco -, e inclusive alguns elementos do Metalcore. Um destaque especial para a banda que acompanha o músico, que sem excessões, todos os membros são músicos excepcionais, principalmente o guitarrista Marco Sfogli e o tecladista Matt Guillory.

Creation's End
País: Estados Unidos
Estilo: Metal Progressivo
Disco recomendado: A New Begging (2010)

Marco Sfogli, guitarrista excepcional comentado acima, e Mike DiMeo, excelente vocalista que substituiu Jorn no Masterplan na época do MK II, esses são os dois principais ingredientes do Creation's End, excelente grupo de Prog Metal americano. A banda faz um Prog pesado, com riffs e solos matadores com uma certa influência do Power Metal. Novamente, Marco Sfogli merece um destaque especial por sua maravilhosa performance. O grupo lançou seu debut ano passado, e de fato, um ótimo debut.

Bigelf
País: Estados Unidos
Estilo: Metal Progressivo/Psychedelic Rock
Disco recomendado: Cheat The Gallows (2008)

Sem dúvida alguma 2010 foi um ano de grandíssimo avanço e ampliação no cenário musical pro Bigelf, pois o grupo abriu os showsd o Dream Theater na América do Sul como convidados especiais do Portnoy, e isso populariou bastante o grupo. Entretanto, se formaram opiniões bem divididas sobre a banda, pois enquanto alguns odiaram, outros adoraram. Particularmente, achei o som da banda agradável, apesar do psicodelismo e em certas horas até o experimentalismo excessivo, misturado ao progressivo, formando-se assim um gênero bastante peculiar.

0 comentários:

Postar um comentário