Siga O Caralho a 4 no Twitter e tenha todas as atualizações do blog na sua página pessoal.

@ocaralhoa4

sábado, 18 de junho de 2011

3 bandas que você deve conhecer #14

Enmity

País: África do Sul
Estilo: Avant Garde Metal
Disco recomendado: Murderabilia (2009)

Bandas de Avant Garde normalmente pecam pelo excesso. São muitas vertentes exploras de tal forma que, no final, normalmente temos um som sem sentido algum. Mas Enmity é uma dessas bandas que não se perdem, pois apesar da pouca idade de seus integrantes, o grupo oriundo da África do Sul e formado em 2007, faz um som que mescla influências extremas, de pop rock e de música eletrônica, com sintetizadores, teclados e breakdowns, mas, que no final, tem um resultado bastante contagiante e de fácil assimilação. O debut dos caras foi lançado em 2009 e chamou muito a minha atenção, principalmente o contraste entre os drives de Alain Martheze - diga-se de passagem, os mais agressivos e rasgados que eu já ouvi na minha vida- e as voz extremamente doce de Chloe Kiley, que também comanda os teclados.

Swashbuckle

País: EUA
Estilo: Thrash Metal
Disco recomendado: Back To The Noose (2009)

Sabe Alestorm? Pois bem, Swashbuckle são seus aprendizes. É, o grupo americano faz um Thrash Metal veloz, pesado e com timbres mais sintéticos, mas que tem como temática principal os piratas. Formada do ano de 2005, a banda não demorou muito para engrenar e, já em 2006, lançou seu debut. Só que, para mim -e para meio mundo (risos)-, seu melhor álbum é o "Back To The Noose", lançado em 2009 e que traz as características anteriormente citadas, mas que possui composições raivosas e divertidas, por mais ambíguo que isso possa parecer. Bom, de qualquer modo, a banda é uma das surpresas dessa nova safra do Thrash Metal mundial, e mesmo o Spacek não curtindo tanto, eu recomendo muito.

Persefone

País: Andorra
Estilo: Progressive/Melodic Death Metal
Disco recomendado: Shin-Ken (2009)

"Primoroso". Essa é a melhor palavra para descrever o som dessa banda que vem de um país que praticamente não tem tradição dentro do Metal, a Andorra. O grupo foi formado em 2001 e já tem 3 lançamentos, sendo que pra mim, "Shin-Ken", de 2009, é o melhor. Antes, a banda apostava em músicas mais longas e com maiores influências do progressivo, mas nesse álbum, as canções ficaram menores, mas diretas, rápidas e pesada, mas ainda com muita técnica e tão trabalhadas como qualquer outra canção de Metal Progressivo. Tudo é grandioso, hipnótico e, principalmente, atmosférico. Pena que o som, por ser mais rebuscado, não seja valorizado pela maioria, mas, de qualquer forma, vale muito a pena dar uma conferida no trabalho dos caras.

2 comentários:

Danilo disse...

Não conheço essa banda sul-africana. Mas Swashbuclke e Persefone conheço e recomendo um bocado, especialmente essa última. E o Shin-Ken é um disco fuderoso. Não deixa de ser progressivo (as levadas japonesas, o teclado insano e as passagens acústicas lindas), apesar de estar mais direto e violento. Ou seja, lucro em dobro.

Mozart Silveira disse...

Persefone é muito bom. Obrigado pela dica.

Postar um comentário