Siga O Caralho a 4 no Twitter e tenha todas as atualizações do blog na sua página pessoal.

@ocaralhoa4

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Falkenbach - Tiurida [2011]

País: Alemanha
Estilo: Blackned Folk/Viking Metal
Nota: 6

Falkenbach é mais uma dessas bandas de um homem só, mas que conta com alguns músicos para em algumas sessões. Formada na Alemanha por Markus Tümmers em 1989, o músico foca-se em compor músicas que mesclam o Folk, Viking e o Black Metal. "Tiurida" é o seu mais recente lançamento, sendo posto no mercado em Janeiro desse ano.

Bom, honestamente, o músico não faz nada de original, visto que Primordial, Runic e tantas outras, fazem exatamente o mesmo tipo de som. O diferencial é que aqui, diferentemente de grande parte das "one men bands", é que a qualidade das canções é sempre alta. Em "Tiurida" não é diferente, já que o instrumental é ótimo, sem exageros técnicos, calcado em melodias épicas, com cantos nórdicos sendo evocados em vozes graves. A bateria sendo espancada sem dó, contrasta com os teclados que compões atmosferas mais soturnas. Os riffs são propositalmente repetitivos, feitos assim para grudarem e hipnotizarem. Vocais limpos, graves e em coro contrastam com guturais mais rasgados e agudos.

O disco começa com uma pegada mais Folk e depois molda-se em um Viking/Black Metal extremamente progressivo (no sentido de ser longo e elaborada, não técnico) e ambiente. Em algumas dessas partes mais progressivas, chega até a ser enfadonho ouvir a música, já que riffs, acordes e batidas se repetem inúmeras vezes, mesmo não empolgando. Por isso, creio que as partes mais Folk, com instrumentos mais eruditos e atmosferas mais alegres, são as melhores partes da audição.

Um disco um tanto quanto normal. Bem produzido e com várias músicas boas, mas nada de extraordinário. Se você é do tipo de pessoa que já curte Folk, vale a pena dar uma conferida. Mas, se ainda não conhece o gênero, é bom não começar por esse álbum.

Vratyas Vakyas (Markus Tümmers) - Vocals, Instruments

Session musicians :
Tyrann - Vocals

Hagalaz - Guitar, Keyboard

Boltthorn - Drums

Alboin - Bass


1. Intro 01:38
2. ...Where His Ravens Fly... 07:25
3. Time Between Dog and Wolf 06:01
4. Tanfana 05:32
5. Runes Shall You Know 05:59
6. In Flames 07:53
7. Sunnavend 05:51
8. Asaland (Bonus Track) 04:06

1 comentários:

Felipe Mollo disse...

Parei de ler quando vc comparou falkenbach com runic e primordial, sai fora falken eh 1000x melhor

Postar um comentário