Siga O Caralho a 4 no Twitter e tenha todas as atualizações do blog na sua página pessoal.

@ocaralhoa4

sábado, 12 de março de 2011

Angizia - kokon. Ein schaurig-schönes Schachtelstück [2011]

País: Austria
Estilo: Avant Garde Metal
Nota: 8,5

Angizia é uma banda austríaca de avant garde/folk Metal idealizada em 1994 pelo guitarrista Michael Haas. O grupo é extremamente interessante, tanto pode ser classificado como "Circus Metal", já que suas músicas são quase peças teatrais, visto as interpretações, a riqueza de detalhes e porque o grupo se passa por uma 'trupe' da idade média, se apresentando em praças públicas, recitando poemas e épicas histórias trágicas.

Em 2011, a banda chega ao seu ao seu sexto full-lenght, "kokon. Ein schaurig-schönes Schachtelstück", lançado dia 11 de fevereiro de forma independente. Aqui, o grupo nos brinda com uma mistura única de vários e vários elementos de diversos estilos, sendo o Folk, o mais predominante. Na verdade, o som da banda não tem praticamente nada de Rock e muito menos de Metal, visto que é mais acústico, calmo e interpretativo. É, meus caros, se vocês esperam algo pesado e dançante, esqueçam, pois o álbum é algo para ouvir e apreciar, um grande musical das regiões mais orientais da Europa. São 16 faixas que contam histórias de uma forma totalmente atmosférica e envolvente. Que mesmo não sendo animadas como um verdadeiro Folk Metal, prendem o ouvinte de uma forma inexplicável. Talvez pelas combinações de vozes líricas com vocais agressivos, talvez pelas linhas de piados, violinos e violas ou pela levada mais sombria e góticas das canções.

Algumas bandas de Avant Garde, com a ambição de fazer um som único e original, mesclam muitos elementos e abordam de ilimitada sua liberdade artística, criando quantidades absurdas de estruturas músicas, timbres e letras. Algo que no final da audição, mostra um trabalho muito complexo, mas totalmente sem sentido ou propósito. Algo que seria melhor descrito como sendo "abstrato". Em "kokon. Ein schaurig-schönes Schachtelstück", o Angizia felizmente não se perde nesse extremismo, faz sim, algo inovador, mas segue uma linha durante todo o CD, que é de fato bem diversificado, mas não sem nexo.

Já adianto que o instrumental não é muito calcado em peso, guitarras e linhas de baixo. Temos uma bateria dando condução, mas só. É algo pra ouvir, imaginar e interpretar. O som é meio complicado de se escutar, e a maioria não vai passar da 4ª faixa, mas, se você chegar ao final da audição, perceberá a grandiosidade dessa obra.

Irene Denner - Vocals
Rainer Guggenberger - Vocals
Michael Haas (Engelke) - Vocals
Emmerich Haimer - Guitars
Jochen Stock - Guitars, Bass
Marion Entwich - Piano
Moritz Neuner - Drums

1. borstig. schaurig. flackernd. 01:25
2. Spindelgroll 02:28
3. Ein Quäntchen Gift 07:38
4. Graues Meer 01:45
5. Es ist Leidenschaft. 06:31
6. Nichts an mir weckt Begehr 01:48
7. Ich 05:09
8. Die Bratsche klingt nach klammer Luft. 01:09
9. Leise Feuer brennt in Brunst 00:42
10. Sack und Asche 07:41
11. Aus Traum und Tanz. Ein Walzer. 05:16
12. Maß für Maß 05:11
13. Der Verfall 01:23
14. Flammen flüstern 01:34
15. Neigung zum Nichts 05:28
16. Bühne, still 01:59

1 comentários:

Bruno Teixeira disse...

Eu sou fanzaço dessa banda! Os caras são geniais em suas interpretações, nos instrumentais e nos vocais!

Postar um comentário