Siga O Caralho a 4 no Twitter e tenha todas as atualizações do blog na sua página pessoal.

@ocaralhoa4

domingo, 10 de abril de 2011

O Hardalho a 4! #8

Tirando as teias de aranha da seção...

Poison - Open Up And Say... Ahh! (1988)

Como ainda não tinha Poison na seção? Mesmo sendo uma das mais odiadas bandas da cena Glam, justamente por levar seu visual ao extremo, para mim, o Poison sempre foi uma verdadeira banda de Rock n' Roll, visto que seu som não é dos mais complexos, mas mesmo com 4 ou 5 acordes, é extremamente animado e traz o verdadeiro espírito rocker, com letras que falam de mulheres, sexo e diversão. A banda nasceu no ano de 1983 e debutou em 1986, com o clássico "Look What The Cat Dragged In", mas foi em 88, com o lançamento de "Open Up And Say... Ahh!" que o grupo realmente entrou para os anais do Hard Rock. O disco vem com a mesma fórmula do primeiro, mas com um som mais maduro e ainda mais festeiro. Eu considero "Open Up And Say..." o melhor disco da banda, com as melhores canções a as melhores performances. Aqui, foram revelados clássicos como " Nothin' But a Good Time" -um dos maiores Hinos do Hard Rock oitentista-, "Fallen Angel" e a bela balada "Every Rose Has Its Thorn", além de um dos melhores covers que eu já ouvi, a ótima "Your Mama Don't Dance", de Loggins and Messina.


Tesla - Mechanical Resonance (1986)

Tesla é uma banda americana de Hard Rock, formada em 1984, junto com as outras milhões de bandas de Hard que nasceram naquela época (isso não é exagero, ok?). Mas diferentemente da grande maioria, o Tesla não adotou aquele visual Glam totalmente carregado e purpurinado. Eles simplesmente vestiam calça jeans e camisa e saiam por aí fazendo Hard Rock. Seu primeiro álbum, "Mechanical Resonance", foi lançado em 86 e apresenta um Hard Rock com grandes influencias do Blues. Outro fator que diferenciava o Tesla das demais bandas da época era o instrumental mais complexo. Não, isso não chega a ser progressivo ou chato, mas é fato que o o álbum tinha linhas de guitarra mais complexas e trabalhadas do que as demais bandas da época, com belos e virtuosos solos por parte de Tommy Skeoch e Frank Hannon. A cozinha era muito boa e pesada e os vocais de Jeff Keith dispensam comentários. "Mechanical Resonance" é um discão, e músicas como "EZ Come EZ Go", "Modern Day Cowboy" e "Little Suzi" comprovam isso.

Winger - Winger (1988)

Winger é uma banda de Hard Rock, formada em 1986 pelo então baixista de Alice Cooper, Kip Winger. Enquanto Kip trabalhava com Titia Alice, ele preparou material para seu projeto solo, logo, o guitarrista e o tecladista da banda de Alice se interessaram pelo projeto e entraram na banda, em seguida Kip contratou o baterista Rod Morgenstein. Depois da gravação de mais um álbum junto com Alice Cooper, a banda de Kip entrou em estúdio para gravar o seu debut, o auto-intitulado "Winger", um álbum mais envolto naquela atmosfera Glam, que, embalado pelos hits "Seventeen" e "Madalaine", rapidamente alcançou platina dupla nos EUA. No disco também temos outros clássicos da banda, como "Headed for a Heartbreak", "Hungry" e "Purple Haze", um belíssimo cover de Jimi Hendrix. Pra mim o destaque do álbum vai para o guitarrista Reb Beach (que hoje toca no Whitesnake), que simplesmente arrasa nas 6 cordas, com riff's fodas e solos belos e técnicos. Mas todos os músicos se saem muito bem, dando um show de competência, e nos presenteando com um grande álbum.

Steeler - Steeler (1983)

Steeler foi a primeira banda de Ron Keel (que posteriormente formaria o Keel) e de Yngwie Malmsteen (ele mesmo). Formado em 1980, o Steeler lançou seu primeiro e único álbum de estúdio em 83, o auto-intitulado "Steeler". Um disco de extrema qualidade, onde Malmsteen já mostrava toda a sua virtuosidade e por que viria a ser chamado de "sueco voador", com grandes composições (na boa, muito melhores e menos chatas do que o Neoclássico de hoje em dia) e solos com sua marca registrada, aqueles arpejos na velocidade da luz, que, na época, eram novidade. Já Ron Keel arrebenta tudo, fazendo jus ao título que ganhou como sendo uma das vozes mais poderosas do Hard Rock. Já a cozinha formada por Rik Fox e Mark Edwards também não decepciona, dando conduções coesas e pesadas, logo, um tempero a mais ao som da banda. Já que isso deixou os outros dois membros livres para brilharem, fazendo de "Steeler", um dos álbuns mais lendários, de uma das mais lendárias bandas do Hard Rock!

Badlands - Badlands (1989)

Essa é outra daquelas bandas lendárias, que não fez o sucesso que merecia e que, graças a inúmeros blogueiros amantes de Hard Rock, ultimamente vem ganhando destaque e se tornando uma banda "cult". Sua formação se deu em 1988 e contava com caras do nível de Eric Singer, que tinha acabado de sair do Sabbath e que viria a integrar a banda de Alice Cooper e o KISS. O também ex-Sabbath Ray Gillen assumira os vocais. No baixo tínhamos Greg Chaisson, um amigo de Ray e que posteriormente trabalharia com Ron Keel. E na guitarra, o talentosíssimo Jake E. Lee, que acabara de sair da banda de Ozzy Osbourne, fazia a vez. Bom, com um line up desses era quase impossível sair um disco ruim, não é? E realmente não saiu, pois o debut da banda é um ótimo auto-intitulado, que apresenta um Hardão de ótima qualidade, beeeeem swingado e com muitas influências de blues. Logo, creio que esse seja um daqueles álbuns injustiçados. Mas vale a lembrança e a audição magnífica.

0 comentários:

Postar um comentário