Siga O Caralho a 4 no Twitter e tenha todas as atualizações do blog na sua página pessoal.

@ocaralhoa4

domingo, 27 de fevereiro de 2011

O Hardalho a 4! #3

Como a maioria deve saber, no final da década de 80 e inicio da década de 90, houve uma explosão Hard, onde surgiram milhares (isso não é exagero) de bandas. Algumas sem qualidade alguma, outras com técnica e feeling de sobra, que teriam tudo para estourar. Pois bem, graças a essa explosão, o mercado ficou saturado e alguns anos mais tarde o Nirvana lançou o disco Nevermind, que mudou a história da música.

Então, hoje "O Hardalho a 4" vem com um especial de bandas que ninguém mais lembra.

Blackthorne - Afterlife (1993)
Blackthorne surgiu como um mega projeto, que envolvia algumas estrelas do segundo escalão (brimks) da cena Hard da época. O mentor do projeto é nada mais nada menos que Bob Kulick, o guitarrista quebra galho mais famoso do rock, que chamou músicos do porte de Graham Bonnet (Alcatrazz, Rainbow, MSG, Impelliteri, etc), o tecladista Jimmy Waldo (Alcatrazz), o baixista Chuck Wright (Quiet Riot, Giuffria, House Of Lords) e, por fim, o baterista Frankie Banalli (Quiet Riot, W.A.S.P.), que acabou substituindo o baterista original, Grag D´Ângelo (Antrax, White Lion). Além de participações muito especiais, como Bruce Kulick (Kiss), Steve Plunket (Autograph) e Astrid Yung (Sacred Child). Em 1993 o grupo liberou seu único registro: "Afterlife". Com um time de feras feito esse, o resultado não poderia ser outro. O disco trás um Hard Rock enlouquecedor e festeiro, que como de praxe, tem refrões melódicos e em coro, mas que ao mesmo tempo é vigoroso e pesado, chegando a beirar o Heavy Metal. Se já ouviu alguma coisa e Bob Kulick, sabe que o cara não é fraco, e aqui realiza mais um trabalho maravilhoso. Sua guitarra soa suja e pesada, mas com levadas rítmicas deliciosas. Na minha modesta opinião, esse é o melhor trabalho de Graham Bonnet. Sua voz crua e distinta, ganha muito destaque nas canções, que são de um Hard bem sujo e combinam perfeitamente com a voz do cara

The Cherry Bombz - House Of Ecstasy (1987)
No final do ano de 1983, Vince Neil, o vocalista do Mötley Crüe sofreu um grave acidente de carro porque estava completamente mamado. Bom, além de Vince passar algum tempo na cadeia, nada de mais grave aconteceu com ele, mas no seu carro estava o jovem e talentoso Nicholas "Razzle" Dingley, baterista do Hanoi Rocks, que infelizmente morreu. Depois de algum tempo o Mötley já estava no topo das paradas de novo, mas o Hanoi Rocks se fodeu e acabou caindo no esquecimento, então os guitarristas da banda, Nasty Suicide e Andy McCoy, começaram um novo projeto, o The Cherry Bombz. Chamaram o baixista Dave Tregunna (Sham 69, Lords Of The New Church), o baterista Terry Chimes (que havia passado pelo The Clash e Generation X) e a gostosa Anita Chellemah, que cantava no Toto Coelo, que era composto apenas por gostosas mas que não tinham nenhum talento. Graças a morte e Nicholas e a história do Hanoi Rocks, o projeto causou estardalhaço por onde passou, mas curiosamente seus membros (lê-se Anita) tinham certa insegurança de se apresentar para grandes plateias, então o projeto sobrevivia tocando sempre, sempre e sempre em todos os buraquinhos que encontrassem. Nos EUA, eles tiveram grande exposição na imprensa e tiveram inúmeros pedidos de diversas gravadoras, mas talvez por querer evitar a pressão, recusaram todos. Com o tempo toda essa agitação foi passando e a banda foi caindo no esquecimento, até que acabou, sem gravar nenhum álbum de estúdio. O único registro que eles deixaram foi um live gravado em 1986 e liberado em 1987, onde a banda mostra um Hard Rock bem festeiro e com pitadas de Blues.

Diamond Rexx - Land of the Damned (1986)
Diamond Rexx é uma banda originária de Chicago, nos EUA. O grupo nasceu em 1985, quando o vocalista Nasti Habits chamou o guitarrista S. St. Lust, o baixista Chrissy Salem e o baterista Johnny Cottone para montar uma banda. O grupo tocava em qualquer buraco, e ficou conhecido por suas apresentações enlouquecedoras. A banda conseguiu uma base fiel de fãs mas também ja tinham uma nova formação (acho que a troca de formação é a marca registrada do grupo), pois o baixista agora era Andre. Em 4 meses o grupo assina com a Island e lança seu debut. O ótimo "Land Of The Damned". Diamond Rexx tinha um visual glam carregadissímo. Seu som era fortemente influenciado por Mötley Crüe e Alice Cooper mas era mais sujo, rápido e pesado, e isso diferenciava a banda da maior parte dos grupos que nasceram naquela época. Mas com o tempo graças ao Grunge, o grupo caiu no esquecimento e depois tentaram fazer um som novo, que foi a sepultura da banda. Seu último lançamento, em 2002, foi um total fiasco e depois disso a banda sumiu. O som que a banda apresentou nos seus três primeiros discos é de uma qualidade excepcional, principalmente o seu debut, onde os membros ainda estavam animados, sem brigas com gravadoras e nem nada que os afetasse musicalmente. "Land Of The Damned" trás aquele tipo de som que eu disse ali em cima. Hard Rock sujo, fortemente calcado no Heavy Metal. Um som ácido e diferente do que a maioria bandas faziam até então.

Kingdom Come - Kingdom Come (1988)
Kingdom Come foi formado na Alemanha por Lenny Wolf nas vozes, Danny Stag e Rick Steier nas guitarras, Johnny B. Frank no baixo e James Kottak na bateria, e tinha tudo pra ser uma das bandas tops do final dos anos 80, mas um fato atrapalhou isso: A voz do vocalista Lenny Wolf é muito parecida com a voz de Robert Plant. Por um lado isso fez as vendas do primeiro disco serem relativamente altas, mas também desgraçou a carreira da banda, com comparações e deboches. De fato, a voz de Lenny lembra muito a voz de Plant, mas o som do grupo é mais moderno, mais pesado e menos psicodélico que o do Led Zeppelin. Pois bem, quando o Kingdom Come estava trabalhando nas músicas do seu primeiro álbum, o famoso produtor Rob Rock se interessou pelo som dos caras e os lançou no mercado. Mesmo com as comparações o debut auto intitulado do grupo vendeu 500 mil cópias rapidamente, e alcançou disco de ouro. A música "Get It On" tocava constantemente nas rádios, e algumas pessoas até acharam que o Led Zeppelin tinha voltado '-'. Mesmo alguns ridicularizando a banda, eles tocaram em grandes festivais ao lados de grande bandas, e fizeram relativo sucesso na época. O álbum apresenta um Hard Rock/AOR de muita qualidade que é gostoso de se ouvir. A banda mostra que é bem versátil, fazendo faixas mais pesadas e agitadas como "Shout It Out", músicas com levadas mais "viajantes" como "Get It On" e lindas baladas como "Loving You" (que realmente, é uma obra de arte. Linda demais). Com o passar do tempo o Kingdom Come caiu no esquecimento, mas até hoje lança álbum cada vez mais pesados, mas sem perder a qualidade dos anos 90.

Princess Pang - Princess Pang (1989)
Uma banda de Hard Rock forofa composta por americanos e suecos, e com uma mulher nos vocais. Só pode vir coisa estranha e ruim por aí, certo? Errado! Princess Pang foi uma das minhas surpresas mais agradáveis dentro do mundo Hard Rock. A banda foi formada em 1985 quando a vocalista Jeni Foster conheceu o baixista sueco Ronnie Roze. A química rolou logo e os dois decidiram montar uma banda, mas para isso tiveram que ir pra Suécia, para que Ronnie resolvesse alguns problemas legais. Lá, encontraram o guitarrista Andy Tjernon e o Princess Pang já estava oficialmente batizado. Depois de algumas demos e testes para as baquetas, resolveram mandar algumas fitas para um amigo de Ronnie, nos EUA. Brian Keats (Angels In Vain) ouviu as demos e se juntou ao grupo, que veio para a América em busca de mercado e de outro guitarrista, que viria a ser Jay Lewis. Agora, como uma banda completa, as demos da banda iam de gravadora em gravadora e revista em revistas, até que a Metal Blade se interessou pelo promissor grupo e assinou contrato com eles. Esse contrato rendeu, em 1989, o primeiro e único álbum da banda, o auto-intitulado "Princess Pang", que trazia o que de melhor existe no Hard Rock/Aor. Músicas festeiras, refrões em coro e grudentos, guitarras bem distorcidas, com riffs e solos empolgantes, e uma cozinha bem coesa e pesada. A banda saiu em turnê e tocou ao lado de grandes como Mr. Big e Ace Frehley, onde o grupo arrebatou fãs, principalmente graças as músicas “Trouble In Paradise”, "South St. Kids", "Any Way You Want It" e a vocalista Jani Foster, pois em uma cena onde 98% das bandas tinham vocais masculinos, a mocinha botava pra foder, cantando com atitude e muita técnica.

0 comentários:

Postar um comentário