Siga O Caralho a 4 no Twitter e tenha todas as atualizações do blog na sua página pessoal.

@ocaralhoa4

domingo, 13 de março de 2011

3 bandas que você deve conhecer #10

O post de hoje traz bandas e projetos não tão desconhecidos, mas que valem a pena dar uma conferida.

Northern King

País: Finlândia
Estilo: Symphonic Power Metal
Disco recomendado: Reborn (2007)

Northern Kings é um projeto Metal Sinfônico oriundo da ilha mágica, o paraíso do Metal, da Vodka e dos pilotos de Fórmula 1, a Finlândia. O projeto é formado por Marco Hietala (Nightwish, Tarot), Tony Kakko (Sonata Arctica), Jarkko Ahola (Teräsbetoni, ex-Dreamtale) e Juha-Pekka Leppäluoto (Charon), 4 renomados vocalista da cena finlandesa. O quarteto foi formado em 2007, e já lançou dois álbuns, "Reborn" (2007) e "Rethroned" (2008), ambos receberam boas críticas e o primeiro alcançou até disco de ouro na Finlândia, por vender 15 mil cópias. Os caras fazem releituras metálicas das mais diversas músicas de vários estilos. Então, essa diversidade no repertório, aliada a competência dos 4 vocalistas são os maiores diferenciais da banda. O projeto tem quase a mesma proposta do ESP (Eric Singer Project): membros altamente capacitados fazem covers de músicas que os inspiraram de alguma forma ou que apenas fizeram sucesso nos anos 80. A diferença é que aqui não existem covers de Power Metal, na verdade os covers de rock não são muito comuns nos CDs, pois a maioria das músicas tocadas são de artistas de música pop, como Duran Duran, Tina Turner e Phil Collins. Vale ressaltar que as músicas são reelaboradas de tal maneira que as melodias originais fiquem perfeitas sendo tocadas no mais puro Power Metal.

Demons & Wizards

País: EUA
Estilo: Power/Heavy Metal
Disco Recomendado: Demons & Wizards (2000)

Gosta de Blind Guardian? E de Iced Earth? Sim?!? Então eis uma coisa que vai deixar você, que é fã das duas banda feliz da vida, um mega projeto paralelo do vocalista do Blind Guardian ,Hansi Kürsch e do guitarrista do Iced Earth, Jon Schaffer. O Demons & Wizards nasceu por volta do ano de 1997, quando o Blind Guardian lançou o álbum Tales From The Twiling World e saiu em turnê com a banda Iced Earth. Nessa turnê nasceu uma grande amizade entre Hansi (responsável pelas letras) e Jon (responsável pelas melodias) que anos depois viriam a formar essa super banda de Power Metal. A ideia principal do grupo é unir o som e caracteristicas das duas bandas: A melodias sombrias e pesadas do Iced Earth e as lindas letras , o belo vocal e o tom épico do Blind Guardian. Pois bem, isso deu muito certo, e hoje o Demons & Wizards é considerado um dos melhores projetos paralelos do mundo e sempre fazendo um Metal de extrema qualidade. A banda nos brinda Power Metal da melhor qualidade, feito por duas das figuras mais importantes do Heavy Metal dos anos 90. Como é de praxe, as letras de Hansi, que falam de temas obscuros, são muito bem trabalhadas e as melodias de Jon dispensam comentários com cada acorde e cada batida em seu devido lugar.

Racer X

País: EUA
Estilo: Heavy Metal/Shred
Disco recomendado: Street Lethal (1986)

Racer X é a banda que revelou o cara que pra mim é o guitarrista mais foda ever, Paul Gilbert. A banda começou quando Paul foi para Hollywood estudar no GIT (Guitar Institute of Technology), lá ele conheceu o baixista Juan Alderete e o baterista Harry Gschoesser que também estudavam lá. Depois de algum tempo Jeff Martin, que cantava no Surgical Steel, entrou na banda e foi aí que o Racer X nasceu. Desde então já lançaram 9 álbuns, sendo 5 de estúdio e 4 ao vivo. O som mostra uma banda muito entrosada, fazia um Heavy Metal muito técnico mas não deixava o peso e a temática de lado. A banda é como se fosse uma mistura de Mercyful Fate com Judas Priest, fazendo um som realmente Old School bem na época onde o Glam Metal dominava os EUA. Destaque absoluto para Paul Gilbert, que mostra a que veio, já dando uma mostra do que veríamos no Mr. Big. O cara simplesmente arrasa nas 6 cordas, se mostra muito versátil e dá um show nos riffs e principalmente nos solos, sempre muito velozes, com feeling e muita técnica. Uma coisa interessante do grupo, é que Scott Travis, futuro baterista do Judas Priest, entrou na banda e até hoje, divide seu tempo entre o Judas e o Racer X.

0 comentários:

Postar um comentário