Siga O Caralho a 4 no Twitter e tenha todas as atualizações do blog na sua página pessoal.

@ocaralhoa4

terça-feira, 8 de março de 2011

Benedictum - Dominion [2011]


País: EUA
Estilo: Heavy Metal
Nota: 8

Benedictum é uma banda americana formada em 2005 pela vocalista Veronica Freeman e pelo guitarrista Pete Wells sob o nome de Regime. Mesmo sendo um grupo novo, "Dominion", lançado dia 18 de Fevereiro pela Frontiers Records, é o terceiro álbum do grupo e nos brinda com um show de Heavy Metal.

O grupo mostra uma maturidade incrível, com composições bem feitas, tudo bem dosado e cheio de teclados, mas que de jeito nenhum deixam o som mais meloso. É tudo bem atmosférico e pesado, lembrando bastante o Savatage em suas músicas mais pesada. A vocalista é um caso a parte, pois, mesmo seu timbre não sendo dos mais "normais", Veronica compensa tudo com garra, versatilidade (a mulher canta com vozes mais agressivas, as vezes mais líricas e até chegamos a ouvir alguns guturais perdidos por aí) e um PUTA alcance. Sério, a mulher canta muito alto e com muita potência. Acho que foi por isso que Grahan Bonnet a chamou para o Lyraka.

O instrumental é baseado num típico Heavy Metal dos anos 90. Não impressiona pelo virtuosismo exagerado, mas é suficientemente técnico pra não te deixar assobiar os solos (risos). Peso e feeling pra dar e vender, vendo que é impossível você ouvir pelo menos uma música sequer sem balançar a cabeça ou tocar air guitar. As guitarras nos brindam com um show de riffs incríveis, acompanhados por uma cozinha matadoramente pesada. Os teclados compõe bem a atmosfera e dão toques mais modernos ao som do grupo, aliviando um pouco a crueza do gênero. A produção foi que pecou um pouco, pois mesmo Veronica cantando muito alto, aqui ela cantada alto até demais, abafando um pouco o resto dos instrumentos e, em algumas músicas, os solos são difíceis de serem ouvidos.

Mas de qualquer forma, o resultado final é matador. Benedictum é mais uma banda dessa nova safra de Heavy Metal e, mesmo muitos dizendo que o gênero está morto, a julgar pelo som desses caras, tenho um forte argumento pra dizer "Não! O Heavy Metal continua aí. Firme, forte e ainda conseguindo surpreender".

Veronica Freeman - Vocals
Pete Wells - Guitar
Chris Shrum - Bass
Paul Courtois - Drums
Tony Diaz - Keyboards

1. Dominion 04:18
2. At The Gates 03:59
3. Seer 04:34
4. Grind It 02:44
5. Prodigal Son 04:55
6. The Shadowlands 04:56
7. Beautiful Pain 01:29
8. Dark Heart 04:00
9. Bang 04:30
10. Loud Silence 05:07
11. Epsilon 08:54
12. Sanctuary (Bonus Track) 05:07
13. Overture/The Temples of Syrinx (Bonus Track) 08:21

0 comentários:

Postar um comentário